Quando discutimos estratégias de marketing, uma das abordagens mais reconhecidas é o modelo AIDA, que representa a sequência de apreensão da mensagem: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Nesse artigo vamos nos centrar no primeiro item: Atenção.
A Atenção é uma das partes mais importantes para qualquer campanha de marketing, mas conquistá-la se tornou um grande desafio por causa do ambiente cheio de distrações em que nós fazemos nossos anúncios – a internet.
Para gerar atenção e criar anúncios eficazes que realmente prendem a atenção do público, é necessário ir além do óbvio e evitar ser previsível. O uso da “incongruência” é um ótimo modo de fazer isso. O Kinder Ovo é um mestre de fazer anúncios desse tipo, que mostram armas em um contexto inofensivo de venda de doces para crianças. Isso chama a atenção do espectador, que se sente obrigado a entender o que está acontecendo. Além disso, a incongruência tem o potencial de gerar emoções e atingir o sistema límbico do espectador, criando uma memória duradoura, o que é muito bom para criar branding encima da sua marca.
No entanto, é importante que todas as partes do anúncio estejam sincronizadas e coesas. No exemplo do Kinder Ovo, a incongruência só funciona porque todas as informações do anúncio estão em sintonia, criando uma contradição que chama a atenção. A incongruência não é real. Ela parece ser real. Há uma certa conexão entre armas e Kinder Ovo. O objetivo aqui é gerar dissonância cognitiva num primeiro momento, mas que faça sentido depois. Isso é o que torna o anúncio genial.
Outra técnica eficaz é a “demonstração,” que é muito usada em anúncios de alimentos, que gostam de mostrar seus clientes comendo enormes hambúrgueres. Mostrar como algo funciona ou o resultado de usar um produto é uma ótima maneira de transmitir credibilidade ao público. Em vez de prometer que o produto é eficaz, a demonstração permite que o consumidor veja por si mesmo, criando uma sensação de confiança.
Bons anúncios são “incríveis” no sentido de surpreenderem o espectador. Eles valorizam o inesperado, apresentando mensagens de maneira criativa e direta. A simplicidade criativa é um alívio para o cérebro em um mundo de informações em constante crescimento. Quem não gosta de ver um bom anúncio?