existe uma crença equivocada que faz com que as pequenas empresas tratem o marketing digital como uma ferramenta desnecessária para o seu negócio, pois eles simplesmente não notam a possibilidade do digital agregar valor à empresa. Muitas vezes escutei donos de pequenas empresas locais dizerem que iriam começar algo por causa do concorrente ou da empresa do fulano (eu sei, você também já fez isso, risos).
Com isso fica evidente que pequenos empresários são inseguros e precisam de validação clara e muita credibilidade para se embrenhar por uma estratégia nova, ainda que o marketing digital esteja aí, vamos ver… há pelo menos 30 anos (com força, pois surgiu junto com a internet em 1960), modificando comportamento de consumo, inclusive, dos próprios empresários.
Por esse motivo parece estranho que existam pequenas empresas que se recusem a acrescentar o digital às suas estratégias, com muitos se contentando a fazer algumas fotos com seu smartphone e ofertando o produto com texto direto contendo preço e em geral a palavra “promoção”.
Esse modus operandi de muitos é motivado, além do medo, também pela crença de que o simples funciona. Isso é verdade. Mas apenas o simples pode não ser o bastante. Se você não adicionar outros meios que seus clientes comprem de você, suas vendas vão ficar estagnadas e com o tempo vão cair porque estão cada vez mais ultrapassados do que os varejistas digitais como a Amazon.
Por isso a questão não é se marketing digital funciona para pequenos negócios locais, mas como usá-lo do modo certo.
Por isso, selecionei três recomendações de aplicação fácil e com baixíssimo custo que podem te ajudar nesse caso.
A primeira dessas recomendações seria o uso profissional das redes sociais, com produção de conteúdo informativo e direcionado para ajudar seus clientes. Tente identificar dúvidas sobre algum produto seu e respondê-las com publicações criativas, envolventes e recorrentes. Isso vai envolver seu público.
A próxima dica que costumo dar a meus clientes tem a ver com facilitar sua localização para o seu público. Você pode conseguir isso apenas baixando o app Google My Business gratuitamente e preencher um formulário com dados de local, contato e horário de funcionamento, e você ainda pode adicionar uma vitrine com produtos e descrição. Essa ferramenta permitirá que seu pequeno negócio local seja encontrado no Google Maps e nos resultados de pesquisa do Google.
Poucos dias após a instalação e configuração desse app, alguns clientes meus relataram um aumento significativo nas vendas, e muitos deles passaram a atribuir o principal canal de vendas como telefone (incrível!). Veja, com a ajuda do marketing digital, portanto, essa é definitivamente uma ferramenta capaz de potencializar outros canais. Por isso não a subestime mais.
Por falar em telefone, não deixe seu cliente na linha, dê atenção às chamadas e igualmente aos comentários sobre a sua empresa na internet e priorize os chats das redes sociais, isso faz toda diferença no processo de escolha do cliente pelo seu produto e fidelização.
E por fim, aprenda técnicas mais avançadas de marketing digital para fazer anúncios direcionados para o seu público e faça posts recorrentes sem o propósito direto de vender, explorando seu diferencial e os benefícios dos seus produtos para ajudar pessoas. Seja útil a elas e elas irão comprar de você.
Lembre-se sempre de que há uma chance de seu espectador pensar que sua empresa é igual à sua página: desorganizada. Por isso, cuide para que sua página reflita tudo o que há de positivo na sua loja física e nos seus ideais.